PROGRAMAÇÃO
GERAL
1º
Dia – 01/12/2015 – TERÇA-FEIRA
14h – 16h Credenciamento. Hall do
Auditório Central – Prédio da Reitoria
17h Abertura do Evento e Conferência de Abertura - Auditório Central – Prédio da Reitoria
. Prof. Dr. Genaro Zalpa (México).
17h Abertura do Evento e Conferência de Abertura - Auditório Central – Prédio da Reitoria
. Prof. Dr. Genaro Zalpa (México).
Título da Conferência: Cultura,
patrimonio cultural y globalización.
Lançamento dos livros de egressos do PGCult. (EDUFMA – FAPEMA)
Lançamento dos livros de egressos do PGCult. (EDUFMA – FAPEMA)
. O
Espinosa da teoria das emoções de Vigotski – Prof.
Ms. Flávio
Luiz de Castro Freitas (EDUFMA- PGCult-UFMA)
. TRAMAS
DE GÊNERO: um estudo sobre mulheres que tecem redes de dormir em São Bento – MA – Profª.
Ms. Beatriz de Jesus Sousa (EDUFMA- PGCult-UFMA)
. Transgressões
Estéticas e Pedagogia do Teatro – Prof. Ms. Abimaelson
Santos (EDUFMA- PGCult-UFMA)
. Uma
história do piano em São Luís do Maranhão – Profª. Ms. Paula
Figueirêdo da Silva (EDUFMA- PGCult-UFMA)
19h Apresentação cultural: NEGRO COSME
Direção: Luiz Pazzini
Autor: Igor Nascimento
Figurino: Cláudio Costa
Cenário, Iluminação e Maquiagem:
Grupo Cena Aberta
Elenco: Necylia Monteiro, Tiago
Andrade, Victor Silper, Rafael Paz, Andressa Passos, Renato Guterres
______________________________________________________________________
2º Dia – 02/12/2015 – QUARTA-FEIRA
8:00h às 12horas: Minicursos:
. Minicuso 1. Prof.ª Drª. Maria Alexandre Lousada (Portugal). Título: As
praças como lugares de sociabilidade: práticas e representações.
Resumo: Os espaços
adquirem sentido e são apropriados através de práticas sociais,
transformando-se desse modo em lugares. Espaços urbanos por excelência, as
praças e as ruas têm sido em cada época símbolos da vida e da cultura
citadinas. Na actualidade, as praças – e em particular as praças reais e
monumentais – tornaram-se praças-património, tal como os centros históricos das
cidades de que fazem parte. O que significa que são lugares transformados em
cenários de consumo estético impregnados de memórias do passado. Os usos
quotidianos tradicionais da praça dispersaram-se por outros lugares: as
actividades de mercado, comerciais, de lazer, religiosas e mesmo políticas
retiraram-se da praça para espaços fechados. Todavia, apesar dessa tendência,
as praças continuam a ser vistas e pensadas como símbolo da cidade e da
sociabilidade urbana e a ser usadas, quer pelas populações (residentes e
turistas) quer pelos poderes políticos, como espaço de feira, de espectáculo,
de convívio e de manifestação de poder - pois estão carregadas de memória e
ainda se mantêm como o cenário ideal para essas actividades. Mas o seu lugar
enquanto espaço quotidiano de sociabilidade parece estar a desaparecer. De que
modo uma praça se torna um lugar de sociabilidade? Como é que pode perder essa
qualidade? Procurarei responder a estas questões aplicando os contributos
teóricos sobre espaço vivido, experiência dos lugares e produção do espaço a
uma leitura das duas principais praças históricas de Lisboa, o Terreiro do Paço
e o Rossio.
. Minicurso 2. Profª Drª Jacira Freitas (UNIFESP) Título: Sociedade e
indivíduo em Rousseau e Marcuse.
Resumo: As reflexões aqui apresentadas buscam explicitar o modo
como se articula a relação entre técnicas e política no pensamento de Rousseau
e, por outro lado, tecnologia e política em Marcuse para detectar como se
refletem na crise político-cultural das sociedades contemporâneas, nas quais o
espaço da intimidade surge em oposição ao espaço político. Para evitar o risco
de incorrer numa leitura anacrônica, pela qual noções e conceitos elaborados
pelos dois filósofos em contextos históricos tão díspares sejam aproximados ou
identificados, serão apresentados e discutidos os elementos que constituem o
núcleo do problema, segundo a concepção de cada um dos dois autores consagrados
pela tradição.
14:00h às 15:00h Sessão de
Comunicações temáticas
14:00h
às 15:00 Sessão de Comunicação temática 1 –
Literatura: Auditório Setorial
. Literatura
ou Não? Uma reflexão sobre o valor literário dos Best Sellers, na cultura e
sociedade moderna- Kedma Pereira Monteiro Gama;
. Aracelli,
meu amor: marco para pensar políticas de proteção de crianças e adolescentes no
Brasil - Anderson Roberto Corrêa Pinto;
. Faces
do poder e da desigualdade no romance Por onde Deus não andou - Kerllen Miryan
Portela de Paiva Norato;
. Língua
(portuguesa) e identidade: traços do falar maranhense – Layane Kessia Pereira
Sousa, Paulo Círio Silva.
*
14:00h
às 15:00 Sessão de Comunicação temática 2
– Filosofia: Auditório A
. A
Representação do amor nos palcos: da crítica teatral a influência do romance no
século das luzes- Taynara Pereira Silveira;
. Filosofia
e teatro no século do Iluminismo: Diderot, Voltaire e Rousseau- Márcio Júnior
Montelo Tavares;
.
Espacialidade e Identidade na Nova Heloísa de Rousseau: uma abordagem a partir
da Geografia Humanista Cultural- Lussandra Barbosa de Carvalho;
. Da Ficção clássica à ficção do romance: a entrada
da episteme fenomenista- Priscila de Oliveira Silva.
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 3 – Antropologia: Auditório B
.
“Capoeira angola na terra de quilombola": a capoeira angola como veículo
sociocultural no Quilombo de Santa Maria dos Pretos em Itapecuru Mirim – Maranhão-
Adriana Costa Rêgo;
.
A promessa e a morte, o sangue e a reza - Carlos Eduardo Medeiros; Luís Augusto
Ferreira Saraiva; Bruno Oliveira;
.
Capoeira angola: o viés da literatura oral e cultura popular na prática
docente- Gleudinaura de Fátima Correia Pinheiro.
*
14:00h
às 15:00 Sessão de Comunicação temática 4
– Arte, Ensino e Comunicação: Sala
1 do PGcult
. Literatura
Africana de língua portuguesa na sala de aula: uma proposta de ensino -
Willberth Galeno da Silva;
.
A Arte na educação contribuindo para o conhecimento tecnológico - Jairo Veras
Alves, Maria Consuelo A. Lima e Elisiany dos Santos Brito;
. Literatura,
imaginário e criatividade- Ivandro de Souza Coelho.
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 5 – Filosofia: Sala 2 do PGCult
.
Considerações sobre o esclarecimento kantiano- Mickael dos Santos Costa;
.
Senso comum e razão: entre Immanuel Kant e Hannah Arendt- Ana Jacira Borges
Oliveira;
.
Rousseau e o Espetáculo das Luzes: uma defesa da virtude- Eliete da Silva Cruz;
.
Hipóteses hermenêuticas: leituras sobre a Grande Política em Nietzsche a partir
de Jorge Luiz Viesenteiner – Wainer
Furtado Neves.
*
14:00h
às 15:00 Sessão de Comunicação temática 6
–Cultura da Leitura e seus desafios para
a formação de Leitores no Maranhão – Sala do NEPA.
Profª. Dra. Maria Mary Ferreira/Joyce Mirella dos Anjos Viana/Raysa
Beatriz da Silva Lemos
15:00h às 16:00h Sessão de
Comunicações temáticas
15:00h
às 16:00h Sessão de Comunicação temática 6 –
Patrimônio, Geodiversidade e Cultura: Auditório Setorial
.
A Lagoa do Bacuri sob a perspectiva do patrimônio paisagístico e cultural –
Jamille Oliveira Sousa e Andreza dos Santos Louzeiro;
.
Geodiversidade e cultura religiosa no município de milagres do maranhão, no
estado do maranhão – Darcilene Cristina Passos;
.
A influência Açoreana na arquitetura da cidade de Viana-MA- Filipe Salomão de
Sousa Ferreira;
.
Patrimônio paisagístico e cultural dos municípios da área maranhense da APA do
Delta do Parnaíba- Danielle de Assis Araujo Alves, Andreza dos Santos Louzeiro.
15:00h às
16:00h Sessão de Comunicação temática 7
– Pedagogia: Auditório A
. “Prepare-se” ou “fique para trás”: a lógica
da educação em uma sociedade capitalista – Emanuele Mader Sá Paiva e
Carlos Benedito Rodrigues da Silva;
.
O texto
poético no processo de formação de leitores do 3º ano do ensino fundamental – Lucélio Silva de
Barros e Alana Oliveira de Sousa;
. Reflexões sobre valores morais na educação
superior: Um estudo no contexto do ambiente acadêmico em um curso na área de
Informática – Luís
Eduardo Pinheiro Neves;
.
Educação nas prisões: legislação e orientações teórico-metodológicas
preliminares – Paulo Henrique Matos de Jesus.
*
15:00h
às 16:00h Sessão de Comunicação temática 8
– Gênero: Auditório B
. Sou
mulher e jogo futebol!: Um estudo acerca das questões culturais e sociais do
feminino no futebol- Bruna Soares Pires;
. Gênero
e saúde: um debate sobre a integralidade da saúde das quebradeiras de coco
babaçu – Aline Souza Nascimento e Alice Silva e Silva;
. Notas
sobre o “torna-se mulher” em Butler – Karla
Cristhina Soares Sousa;
*
15:00h às
16:00h Sessão de Comunicação temática 9-
Metodologias: Sala 01 do PGCult
. Práticas
Doutorias Expurgáveis na Visão de Futuros Doutores - Kayla Rocha Braga, Carlos
Erick Brito de Sousa, Ednilson Sérgio Ramalho de Souza;
.
Ciência sem fronteiras e sua implicação no ensino-aprendizagem de
língua-cultura no instituto federal do maranhão- Vilton Soares;
.
Metodologias e possibilidades didáticas antirracistas na escola: aplicabilidade
da Lei nº 10.639/03 nas aulas de arte - Ana Valéria Lucena Lima Assunção;
Andréa Luisa Frazão Silva; Luis Félix Barros Vieira Rocha.
*
15:00h às
16:00h Sessão de Comunicação temática 10
– Patrimônio, Discurso e Memória: Sala 02 do PGCult
.
São Luís e seus lugares memória: Projeto Tour Pedagógico - Delízia Belfort da
Silva, Kerliane Pinto e Manoel Vera Cruz Ribeiro Marques Junior;
.
A sociomuseologia e a cultura popular: inovações através da economia criativa
no museu Casa da Festa em São Luís–Maranhão - Elinajara Pereira Castro;
.
A experiência turística em São Luís-MA sobre a perspectiva da análise do espaço
da cidade - Jessica Fernanda Farias dos Santos;
.
Cidade e memória: são luís discursivizada nas mídias - Juliana Matos Lavra.
*
16:00 às 16:30 – Coffe Break
MESAS TEMÁTICAS
MESAS TEMÁTICAS
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 1:
Arte, Tecnologia e Educação – Auditório Setorial
. Prof. Dr. Márcio Carneiro dos Santos (UFMA). Título: Projeto SEMENTE DIGITAL – Um experimento de educação patrimonial mediado pela tecnologia
. Prof. Dr. Márcio Carneiro dos Santos (UFMA). Título: Projeto SEMENTE DIGITAL – Um experimento de educação patrimonial mediado pela tecnologia
. Profª Drª Francimary Macêdo
Martins (DEEE-UFMA). Título: Tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa
.
Profª Drª Sannya Fernanda Nunes Rodrigues (UFMA/UEMA). Título:Tecnologias
2.0 e novas cidadanias emergentes
*
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 2:
Filosofia, Cultura, Arte e Educação – Auditório A
. Prof. Dr. Plínio Santos Fontenelle
(UFMA). Título: Merleau-Ponty e as diferenças entre Pintura Clássica e Pintura
Moderna: Abertura das imagens pictóricas como recuperação do olhar
. Profª. Drª. Maria Olília Serra
(UFMA). Título: Educação e Amor Mundi em Hannah Arendt
. Prof. Dr. Fábio Palácio (UFMA).
Título: O conceito de cultura em Raymond Williams
. Prof. Dr. José Assunção Fernandes
Leite (UFMA). Título: Filosofia e Educação: ler, pensar e dizer como atividade
filosófica
*
16:30 às 18:30 Mesa temática 3 –
Gênero e Cultura – Auditorio B
. Profª. Drª. Sirlene Mota Pinheiro
da Silva (UFMA). Título: Gênero e sexualidade nas tramas das lembranças
. Profª. Ms. Luana Tereza de Barros
Vieira Rocha (UFMA) e Prof. Rodrigo Maranhão Pinheiro (UFMA).
Título: Gênero e Violência Psicológica: Os aspectos, as formas e os danos
socioemocionais
. Prof. Edmilson Moreira Rodrigues. Polifonia
do Desejo: o feminino na literatura e na arte
Profª. Fernanda Rodrigues Galve. [Título
a Definir]
*
19:00h
Apresentação Cultural: Performance: João Mulher e outras personas. Prof. João de Deus e Ivandro
Coêlho ao violão.
Intervenção: Loura do banheiro: não documentada, com: Tieta Macau, Luciano Teixeira e Paula Barros.
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3º Dia –03/12/2015 – QUINTA-FEIRA
8:00h às 12horas: Minicursos:
. Minicurso 1. Prof. Dr. Genaro Zalpa (México). Título: Teoria da Cultura
no entorno de uma teoria da ação social.
Resumo: Análisis crítico
de algunas teorías sociológicas y propuesta de una teoría general de la acción
social que busca la superación de las visiones dualistas, estructuras/prácticas
sociales, mediante un mapa conceptual que incorpora el concepto de habitus de
Pierre Bourdieu que permite pensar de una manera no mecánica la determinación
de las prácticas por las estructuras, y el concepto de estrategias de la teoría
de juegos que permite pensar la reproducción y el cambio social como efecto de
las acciones de los agentes sociales, pero no necesariamente de su voluntad. En
ese mapa se ubica una teoría de la cultura como significación social de la
realidad, con los mismos componentes conceptuales: estructura, habitus,
prácticas y estrategias de significación.
Tradução: Minicurso: Teoria da cultura
no marco de uma teoria geral da ação social. (Tradução: Prof. Thiago Augusto)
Análise
crítica de algumas teorias sociológicas e proposta de uma teoria geral da ação
social que busca a superação das visões dualistas, estruturas/práticas sociais,
mediante um mapa conceitual que incorpora o conceito de habitus de Pierre
Bourdieu que permite pensar de uma maneira não artificial a determinação das
práticas pelas estruturas e o conceito de estratégias da teoria crítica dos jogos
que permite pensar a reprodução e a mudança social como efeito das ações dos agentes
sociais, mas não necessariamente da vontade deles. Nesse mapa se situa uma
teoria da cultura como significação social da realidade, com os mesmos
componentes conceituais: estrutura, habitus, práticas e estratégias de
significação.
. Minicurso 2. Profª Drª. Renata Aquino (UFC). Título: Práticas com
Google Glass e outros dispositivo de realidade aumentada e virtual para arte,
educação e cultura.
Resumo:
Com a redução de preços e popularização de dispositivos de realidade aumentada
e virtual em celulares como smartphones e kits de óculos de papelão como o
Google Cardboard, é cada vez mais cotidiano trazer essas tecnologias para a
educação. Experimentar práticas como excursões virtuais a museus e documentação
e simulação de realidade virtual são novas fronteiras para professores e alunos
que podem tornar a educação uma verdadeira aventura. Módulos: 1. Realidade
aumentada no celular – noções básicas 2. Óculos de realidade virtual –
diferentes modelos e faça-você-mesmo. 3. Avatares humanos – investigações em
museus e outros espaços com RA. 4. Documentação de práticas com realidade
aumentada e virtual. Proposta de atividade prática final avaliativa:
Documentação e análise de práticas de "avatar ao vivo" - gravações em
vídeo feitas com o uso de óculos de realidade virtual e / ou sites ou
aplicativos de realidade aumentada ou virtual, como nas campanhas publicitárias
que utilizam realidade aumentada entre outros espaços.
*
14:00h às 15:00 Sessão de
Comunicações temáticas
*
14:00h
às 15:00 Sessão de Comunicação temática 11 –
Literatura: Auditório Setorial
.
O encanto pela literatura por meio do texto poético- Alana Oliveira de Sousa,
Lucélio Silva de Barros, Nayana de Sousa Silva e Willberth Galeno da Silva;
.
A influência literária em narrativas digitais personagens em the last of us -
Antônio Augusto Baptista de Lima e Valéria Angélica Ribeiro Arauz;
.
Úrsula: o grito dos oprimidos do século XIX na visão de Maria Firmina dos Reis
- Carlos Viana Pimentel;
.
Rock, literatura e sociedade - Lorena Kelly Silva Almeida.
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 12 – Filosofia: Auditório A
.
Esclarecimento, liberdade e educação em Kant: reflexões sobre o progresso da
humanidade – Evilásio Barbosa da Silva;
.
A sociedade segundo Kant: Conflito, liberdade e desenvolvimento das disposições
naturais- Ruy Castro de Souza Abreu;
. Progresso da sociedade como progresso da razão- Wesley Leite
Feitosa e Lorena Moreira Pinto;
.
Sobre a relação Moralidade e Liberdade na ética de Kant- Itanielson Sampaio
Coqueiro.
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 13 – Arte e Educação: Auditório B
.
Pedagogia do Teatro e Intervenção Urbana: a escola enquanto cidade - Abimaelson
Santos Pereira;
.
A performance: entre corpos, espaços e vozes - Alysson Ericeira Sousa;
.
Corpo e cultura local: vivência e construção artística - Flávia Andresa
Oliveira de Menezes;
.
Imagem técnicas, Cultura e Sociedade: reflexões sobre a transversalidade do
saber visual - Jane Maciel; Carolina Libério.
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 14 – Comunicação e Cinema: Sala 1 do PGCult
.
Cinema e Filosofia: uma proposta metodológica de análise por meio da Tríplice
mimeses – Alexandre Bruno Golveia;
.
Jornalismo popular: O apelo erótico no
jornal Aqui Maranhão- Germana Plácido, Tamara Cristina Bastos Santos e Poliana Sales Alves;
.
Cinema: Um olhar sobre a realidade- Carlos Carvalho Macedo e Nathana Diniz
Santos.
14:00h às 15:00 Sessão de
Comunicação temática 15 – Filosofia:
Sala 2 do PGCult
. Platão, Rousseau e a crítica à
Literatura na Educação- Francyhélia Benedita Mendes Sousa;
. A Refutação da representação poética
na estruturação racional da cidade- Hernani Veloso de Carvalho;
. O lugar da mulher na literatura
filosófica de Jean-Jacques Rousseau- Maria do Socorro Gonçalves da Costa;
. Platão e Rousseau: da corrupção
artística a uma possível reparação mediante a política - Roney Luna.
*
15:00h às 16:00h Sessão de
Comunicações temáticas
*
15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática 16- Patrimônio, Discurso e Memória: Auditório
Setorial
.
Memória coletiva: materia-prima para a construção de identidades - Sarany
Rodrigues da Costa, Welyza Carla da Anunciação Silva e Andreia Maciel Santos
Moutinho;
. A
cidade histórica: a relação entre a atividade turística e o espaço da cidade em
São Luís – MA - Vanderley Rabelo de Jesus;
. Patrimônio
arquitetônico da cidade de Pinheiro no estado do Maranhão - Leonardo Mendes.
*
15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática 17 – Patrimônio, Geodiversidade e Cultura:
Auditório A
.
A Política cultural como mecanismo para o desenvolvimento turístico no polo
cerâmico artesanal em Teresina, Piauí - Ana Isabel Ferreira do Nascimento;
. Herança gastronômica africana
resistente no Quilombo de Santa Rosa dos Pretos. Maria do Socorro Felix Freire e
Tamires de Souza Moura;
.
Os desafios da construção do MAM no Maranhão e o papel dos intelectuais em prol
do movimento- Hemerson Herbet de Sousa Pereira;
.
Museu Afro-Digital do Maranhão - Juliana Nogueira.
*
15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática 18 – Tecnologia e Metodologia: Auditório B
. Bibliotecas como territórios de
experimentações tecnoestética- Roosewelt Lins Silva, Maria Cristina Biasuz e Valdir Jose
Morigi;
.
O ensino-aprendizagem do lugar sob a perspectiva do livro didático: a análise
da geografia do maranhão dos anos iniciais do ensino fundamental - José
Raimundo Campelo Franco, Leia Santana Soares de Oliveira Silva;
.
A utilizaçâo do funk em aula de língua portuguesa - Márcia A.G. Molina;
.
Games e historicidade: mediações na
aprendizagem colaborativa da geração screenager
– Dayse Marinho Martins.
*
15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática 19 – Tecnologia: Sala 1 do PGCult
.
O Perfil do aluno da geração Z do
sistema público de ensino municipal de São Luís – Carla Jeane dos Santos
Castro, Anne Ramayhar Mendes e Cassia Cordeiro Furtado;
.
Aplicação dos estudos wayfinding no design de livros digitais- Felipe Ladeira;
.
Livros digitais interativos como ferramenta lúdica e educacional: incrementos
para a leitura da literatura infantil – Daniella Carvalho Pereira dos Santos;
*
15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática 20 – Religião: Sala 2 do PGCult
. Catequizar e civilizar: presença franciscana e educação católica em
bacabal/ma – Jádson Rudson Rodrigues Lemos;
.
A dádiva e o divino: A importância do ritual para a manutenção da vida social -
Lucélia Sá Pereira;
.
Discurso religioso na política: considerações sobre o messias e sobre o
inimigo- Luis Rodolfo Cabral Sales;
.
As festividades do círio de Nazaré - Marlon Marcos Sousa.
*
16:00 às 16:30 – Coffe Break
*
*
MESAS TEMÁTICAS
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 1:
Filosofia, Modernidade e Literatura – Auditório Setorial
. Prof. Dr.
Edmilson Menezes (UFS). Título:
Memória e história: prismas filosóficos
. Profª Drª Jacira Freitas
(UNIFESP). Título: Ego narcísico e consciência moral : o desafio da
modernidade.
. Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha
(UFMA). Título: Filosofia e Literatura: articulação entre arte e verdade por
meio do romance filosófico na Ilustração
*
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 2:
Gênero, Raça e identidades – Auditório A
. Profª ª Drª Juciana de Oliveira
Sampaio (UFMA). Título: Travestilidades.
. Profª Drª Tatiana Raquel Reis
Silva (UEMA). Título: Produções de Gênero e Raça
. Prof ª Drª Sandra Maria Nascimento
Sousa (UFMA). Título: Gênero e prostituição de mulheres.
*
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 3:
Mídia, Cultura Brasileira e Imaginário – Auditório B
. Prof. Dr. João de Deus Vieira Barros (UFMA). Título: Cazuza em e-mails.
. Profª Drª Li Chang
Shuen Cristina Silva Sousa (UFMA). Título: cultura nacionalizad e
telejornalismo no Brasil e na Argentina.
. Prof. Ms. Antonio
Aílton Santos Silva(UFPE). Titulo da fala: Literatura brasileira, imaginários
da crítica e espaços midiáticos.
*
19:00h –
Apresentação Cultural: AS PERIPÉCIAS DE
CASIPETE E SEU PAPAGAIO MÁGICO EM MICROCENAS “TALVEZ DA CAVERNA DE PLATÃO”
Direção Cênica: Tácito Freire
Borralho
Animação: Luiz Augusto Ferreira,
Bruno Oliveira, Cristian Emanoel Ericeira Lopes, Alysson Ericeira Sousa
Projeto de Pesquisa e Extensão
Casemiro Coco / CH-DEART-Ufma
_____________________________________________________________________
4º
Dia – 04/12/2015 – SEXTA-FEIRA
8:00h às 12horas: Minicursos:
. Minicurso 1. Prof. Dr. Edmilson Menezes (UFS). Título:
Tempo cíclico e tempo linear na constituição de um pensamento sobre a história.
Resumo: Tempo cíclico e tempo
linear na constituição de um pensamento sobre a história. Nas mitologias grega
e romana não verificamos a pretensão de entender o mundo a partir de seu
sentido fundamental. Ficaram impressionados com a ordem e a beleza evidenciadas
pelo cosmos e a lei cósmica de desenvolvimento e decadência foi também a medida
da sua interpretação histórica. De acordo com a perspectiva grega da vida e do
mundo, tudo se move na base do retorno do nascer e do pôr-do-sol, do verão e do
inverno, da geração e da corrupção. Ciclos infindáveis de constituição
harmoniosa conjugando o reconhecimento das mudanças temporais com a
regularidade periódica, a constância e a imutabilidade. A perspectiva cristã,
por sua vez, elabora a ideia de um horizonte temporal guiado por uma meta
final: o estudo da unidade do tempo linear que vai da criação do mudo ao fim da
história. Essa unidade da história sagrada comunica-se a toda a história humana
e lhe impregna de uma marca trágica que a aproxima, embora pela esperança dela
se distancie, da concepção grega da existência. Porque é concebido como uma
linha direta, o tempo pode fornecer ao cristianismo o mapa da história da
revelação e da salvação. O tempo entendido como uma série ascendente, permite
que uma realização aí seja possível, que um plano divino possa se realizar
progressivamente. O alvo, situado na extremidade superior da linha, imprime ao
conjunto da história, que se realiza ao longo dessa linha, um movimento de
elevação em sua direção. Conteúdo: 1. A concepção cíclica do tempo: os
antecedentes gregos do problema; 2. Tempo e eternidade; 3. Fundamentos
teológicos do tempo: o mal, a doutrina da graça e o livre-arbítrio.
.
Minicurso 2. Prof. Dr. Rogério
Proença de Sousa Leite (UFS). Título: Identidade e Patrimônio Cultural
*
14:00h às 15:00 Sessão de
Comunicações temáticas
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 21 – Arte, Ludismo e Memória: Auditório Setorial
.
Núcleo do dirceu e suas plataformas criativas: Formação e criação através da
performance - Conceição de Maria Macau Mendes;
.
O Papel do Dramaturgo no Processo de Criação em As Três Fiandeiras - Igor Fernando de Jesus Nascimento;
.
“Dando linha na pipa”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de
crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA - Fabiane Costa; Adriana Costa
Rêgo;
. Memória E
Escrita Na Tradição Popular: Da Oralidade Do Boi De Pano à Escrita Do Bumba Meu
Boi Contemporâneo No Município De São Bernardo Maranhão - Leia Meireles
Pereira.
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 22 – Patrimônio, Cultura e Sociedade: Auditório A
.
Patrimonialização como construção da nação Rainbow Nation - Inaldo Bata
Rodrigues e Aldina da Silva Melo;
. A Cultura na gestão urbana da
globalização e do neoliberalismo: Estratégias e efeitos - Mônica Cristina
Moreno-Cubillos;
.
Vila Isabel Cafeteira: real face socioambiental - Neudilene Viana Diniz;
. Patrimônio
cultural imaterial do município de cedral, maranhão - Larissa Rodrigues
Marques.
*
14:00h às 15:00 Sessão de Comunicação temática 23 – Filosofia: Auditório B
.
Kafka, o filho niilista de seu tempo- Raul Reis Araújo;
.
Ensaio como texto filosófico: imagem, silêncio e metáfora- Paulo Sérgio Calvet
Ribeiro Filho;
.
O drama da vida pessoal na relação com a sociedade- Edson Ferreira da Costa;
.
O
valor ético da literatura: Um diálogo entre Richard Rorty e Milan Kundera- Rafael
de Sousa Pinheiro.
*
14:00h às
15:00 Sessão de Comunicação temática 24
– Tecnologia: Sala 1 do PGcult
. Tecnologias
Digitais: Novas Perspectivas para o Ensino de Arte - William Cordeiro Costa e Luciana Silva Aguiar
Mendes Barros;
. Esquina da pesquisa:
uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura em
EaD da UFMA - Luiza Carvalho de Oliveira;
. Mídia Colaborativa: Novas formas de atuação da
comunidade acadêmica e da sociedade - Lorena Camusso.
. Docente dos mestrados do Prof-artes – subárea
visuais – UFMA – Weelesm Costa Lima.
*
14:00h
às 15:00 Sessão de Comunicação temática 25
– Filosofia: Sala 2 do PGCult
.
Pseudonímia e existência em Sören Kierkegaard - Leonardo Silva Sousa;
.
O Feminino na literatura filosófica de Sören Kierkegaard- Natalia Mendes
Teixeira;
.
Arte e história em Hegel- Davi Galhardo Oliveira Filho.
. A
Compreensão da existência como condição pré-significativa diante da
significação analítica da existência a partir da literatura de Sören A.
Kierkegaard - Claudinei Reis Pereira;
*
15:00h às 16:00h Sessão de
Comunicações temáticas
*
15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática Mesa 26 – Tecnologia: Auditório Setorial
.
A relação dos modelos de aprendizagens em avea e os papéis e funções exercidas
pelos professores em educação à distância- Elinaldo Soares Silva;
.
O ambiente virtual de aprendizagem na educação básica: uma experiência com o
edmodo no ensino/aprendizagem de Artes Visuais – Evaldo Magno Anchieta Pereira;
.
Um estudo exploratório sobre ações culturais em bibliotecas comunitárias - Danielle Santos de Freitas;
. Avaliação virtual: instrumentos avaliativos realizados em
ambiente virtual de aprendizagem Moodle - Isis Maria Monteles Bastos e Lívia Mariana Costa.
*
15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática Mesa 27 – Música: Auditório A
.
Reflexões sobre a recepção musical: do analógico ao digital- Paulo Augusto
Emery Sachse Pellegrini;
. Novas
linguagens no ensino de história em escolas públicas de são luís: entre
práticas e desafios o uso de músicas nas aulas – José Ribamar Santos de Almeida;
.
Novas maneiras de consumo da música e estratégias de valorização do Centro
Histórico de São Luís – MA: um olhar sobre o Festival BR 135 – Walline Alves
Oliveira e Sarany Rodrigues da Costa
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15:00h às 16:00 Sessão de Comunicação temática Mesa 28 – Linguística e Discurso: Auditório B
.
Análise Junguiana da duplicidade em A
Mortalha de Alzira, de Aluísio Azevedo - Lívia Fernanda Diniz Gomes;
.
Seja quem você é: o ethos do discurso
de autoajuda para adolescentes - Cláuberson Correa Carvalho;
.
A prática da interdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento
- Maria de Oliveira Moraes e
PereiraRoberto S. Ramos;
. Um olhar sobre os limites do corpo humano por meio
de Esfinge, de Coelho Neto - Dayane Andréa Rocha Brito.
*
16:00 às 16:30 – Coffe Break
*
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MESAS TEMÁTICAS
16:30 às 18:30 Mesa temática 1:
Mídia – Patrimônio Cultural e Sociedade – Auditório Setorial
Prof. Dr. Rogerio Proença de Sousa
Leite (UFS). Título: Patrimônio e Cultura de Consumo
. Profª Drª Ivânia dos Santos Neves
(UFPA). Título: A mídia e a (des)construção do Patrimônio Cultural
indígena no Brasil: dispositivos, colonialidades e conveniências
. Prof. Dr. Cesar Augusto Castro
(UFMA). Título: A cultura material na Escola Modelo “Benedito Leite”
*
16:30 às 18:30 Mesa temática 2 –
Filosofia e as ciências humanas – Auditório A
. Profª. Drª. Zilmara de Jesus Viana
de Carvalho (UFMA). Título: Considerações sobre a constituição das ciências
humanas a partir da obra O grau zero do conhecimento, de Ivan
Domingues.
. Prof. Ms. Cristiano Capovilla
(UFMA). Título: A reabilitação do humanismo como experiência de verdade em
Gadamer
. Prof. Dr. Domingos Ribeiro Mendes
Júnior (UFMA). Título: O surgimento das ciências da vida como fundamento da
espisteme moderna, pensada a partir de Foucault.
*
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 3: Tecnológica,
Formação e Interdisciplinaridade – Auditório B
. Profª Drª. Renata Aquino Ribeiro
(UFC). Título: Redes sociais para a produção de conhecimento e pesquisa: do
facebook ao Google acadêmico, Mendeley e Zotero.
. Profª Drª Sonia Maria Correa
Pereira Mugschl (UFMA). Título: Bases para a formação de português sob as
políticas de internacionalização
. Profª. Drª. Rozuila Neves Lima
(UFMA). [Título a definir]
*
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 4: –
Condicionantes Sociais – Sala do NEPA
. Profª. Drª. Dayana Delmiro dos
Santos. Título: A Magistratura no Maranhão e as relações de Gênero: Origens
Sociais, Carreiras e Representações das Juízas
. Prof.
Dr. Wheriston Silva Neris. Título:
Igreja e Missão: Religiosos e Ação Política no Brasil
. Prof. Ms. Franklin Lopes Silva.
Título: Condicionantes Sociais, Literatura e Mediação: Um estudo sobre a
trajetória de Jomar Moraes
*
16:30 às 18:30 – Mesa Temática 5:
Materialidade tecnológica – Sala do NEPA
. Profª. Ms. Fernanda Areias de
Oliveira (UFMA). Título: Aparato técnico, criação artística e pedagogia do
teatro
. Profª Ms. Luciana Silva Aguiar
Mendes Barros. Título: Arte
e Tecnologia: relações híbridas na contemporâneidade
. Profª. Ms. Marineide Câmara
(UFMA). Título: Transmidiação no ensino do teatro
19:00h Conferência de Encerramento:
. Profª Drª Maria Alexandre Lousada
(Portugal).
Título da Conferência: Vida
Privada, Sociabilidades Culturais e Emergência do Espaço Público.
20:00h Apresentação Cultural: O RICO AVARENTO
Direção: Jorge Milton Ewerton Santos
Sonoplastia: Joicyellen Rodrigues
Silva
Elenco: Beatriz Da Silva Ferreira De
Lima, Brena Maria Amorim Santos, Gabriel Xavier Bras, Isabel Luísa Araújo
Sousa, Laryssa Rabelo Pereira, Raíssa Fernanda Dos Santos Sales, Sthefane
Pereira Silva, Vitória Caroline Gomes Da Silva
Colégio Universitário / COLUN-UFMA.
Que bacana o Simpósio! Registrado também aqui #isiics http://ht.ly/Vf7CL
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